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Curso de Atualização Profissional em Vigilância e Educação em Saúde para Enfrentamento da Mpox

Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio Qualificação Profissional - Atualização - EAD Ano: 2022 Oferta: 1 ª edição Total de vagas: 50000

O curso tem como objetivo promover a atualização profissional em vigilância e educação em saúde para enfrentamento da Mpox. É um curso livre, autoinstrucional e será ofertado em 4 módulos independentes. Está destinado prioritariamente aos profissionais de nível médio do SUS que trabalham na Atenção Primária à Saúde – agentes, auxiliares e técnicos.

Coordenador(es): Maurício Monken

Objetivo Geral:

Promover a atualização em vigilância e educação em saúde no enfrentamento da Mpox para profissionais de nível médio da Atenção Primária à Saúde.


Objetivos de aprendizagem:

Módulo 1

1.1 Mpox: a doença, o vírus e a epidemiologia
▪ Identificar a origem do Monkeypox vírus e da nomenclatura da doença.
▪ Estabelecer a diferença entre a varíola humana e a mpox.
▪ Identificar noções básicas da biologia do vírus.
▪ Diferenciar surto, epidemia, pandemia e endemia.
▪ Reconhecer a distribuição geográfica da doença.

1.2 Transmissão, sinais e sintomas e diagnóstico
▪ Descrever o modo de transmissão da doença.
▪ Identificar os sinais e sintomas clínicos mais conhecidos.
▪ Identificar os fatores envolvidos no desenvolvimento das formas graves de mpox.
▪ Diferenciar o diagnóstico clínico, diferencial e laboratorial da mpox.

1.3 Tratamento e prevenção
▪ Discutir alguns estigmas relacionados ao perfil sócio-demográfico das pessoas acometidas pela mpox.
▪ Relacionar as formas de tratamento.
▪ Identificar as medidas de prevenção e de controle da infecção.
▪ Relacionar formas de autoproteção do trabalhador da APS.

1.4 Papel dos profissionais de saúde na suspeita, encaminhamento e acompanhamento de casos
▪ Definir o papel dos profissionais da atenção primária na suspeita, encaminhamento e acompanhamento dos casos.
▪ Identificar o papel dos profissionais de nível médio na suspeita, encaminhamento e acompanhamento dos casos

Módulo 2

2.1 Conceitos básicos
▪ Compreender os conceitos de dado, registro, informação e sistema de informação em saúde.
▪ Compreender a potencialidade e a importância da notificação como um instrumento de saúde pública. O que é a notificação? Por que notificar? Para que serve?

2.2 O processo de notificação da Mpox
▪ Conhecer a notificação compulsória no Brasil como uma ação em saúde pública do Estado;
▪ Apropriar-se do processo de notificação da Mpox e seus respectivos instrumentos de registro.

2.3 Aspectos éticos no registro da Mpox com ênfase nos ambientes digitais
▪ Reflexões éticas sobre o uso das redes/mídias sociais.
▪ Como garantir a preservação, a privacidade e a segurança dos dados que estão sendo coletados em aparelhos oficiais e não oficiais de trabalho pelos profissionaisde nível médio?
▪ Como proceder com as informações e documentos relacionados à Monkeypox (fotos, exames etc) gerados através do diálogo remoto entre os profissionais de saúde de nível médio e os usuários e entre a equipe de saúde.
▪ Refletir criticamente sobre a temática de ética, estigma e Mpox.

2.4 O protagonismo dos profissionais de Nível Médio no registro e informação sobre a Mpox
▪ Reconhecer a importância do processo de trabalho dos profissionais de saúde de nível médio na produção dos registros e informações em saúde sobre Mpox em seus diversos espaços de atuação na APS.
▪ Identificar as atribuições dos profissionais de saúde de nível médio no processo de registro e notificaçãoda Mpox.
▪ Reconhecer os profissionais de nível médio como protagonistas no processo de produção e uso da informação sobre a Mpox na unidade básica de saúde, nas visitas domiciliares e no território.
▪ Identificar a relevância da análise da informação em saúde sobre Mpox de forma contextualizada.

Módulo 3

3.1 Vigilância em Saúde na produção e uso da informação no gerenciamento de riscos para a Mpox
▪ Reconhecer a área de atuação da Vigilância em Saúde;
▪ Identificar e gerenciar os riscos relacionados à Mpox no território;
▪ Reconhecer o papel dos trabalhadores técnicos na Vigilância da Mpox

3.2 Territorialização e Vigilância em Saúde
▪ Identificar a importância do conceito de território para entender como a Mpox é produzida na realidade vivida pelas populações;
▪ Reconhecer como podemos usar esse conhecimento para organizar ações de vigilância em saúde no enfrentamento da Mpox por meio do processo de territorialização de informações.

3.3 Ações de vigilância da Mpox no território
▪ Riscos sanitários no domicílio /habitação: uso de roupas;
▪ As condições ambientais no domicílio, quanto à disponibilidade de água e isolamento físico;
▪ A saúde do trabalhador: quanto aos agentes nos serviços de saúde e no campo e quanto aos processos de trabalho existentes no território (comércio, serviço, indústria, agricultura dentre outros;
▪ Aspectos epidemiológicos e de vacinação – identificação de populações prioritárias.

Módulo 4

4.1 Educação em saúde e emergências sanitárias Conhecer a origem e as concepções da educação em saúde e comunicação em saúde no contexto das emergências sanitárias;
▪ Refletir sobre a dimensão educativa do trabalho em saúde;
▪ Problematizar os limites da concepção tradicional de educar em saúde.

4.2 Educação popular em saúde e o planejamento de atividades educativas no contexto de emergências sanitárias
▪ Reconhecer os princípios da educação popular em saúde;
▪ Exemplificar o planejamento de uma atividade educativa.


Avaliação:

Ao final de cada módulo os alunos responderão a uma avaliação final. Os alunos que concluírem com êxito os 4 módulos e suas respectivas avaliações receberão um certificado de atualização profissional em Mpox.


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