CURSOS

Voltar
Imagem em Base64

CURSO AMPARA - Acolhimento de pessoas em situação de abortamento e pós-aborto

Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira Qualificação Profissional - Desenvolvimento - EAD Ano: 2023 Oferta: 1 ª edição Total de vagas: 20000

Curso de qualificação auto-instrucional oferecido a estudantes e profissionais que atuam na área de saúde, setor público ou privado. A carga horaria é de 30 horas, divididas em seis aulas. O desenvolvimento e a oferta do curso no Campus Virtual Fiocruz é produto de uma parceria entre a Fundação Oswaldo Cruz e organização não governamental Bloco A. Seus objetivos são: a ampliação dos conhecimentos clínicos e jurídicos dos estudantes e profissionais de saúde sobre os serviços de atenção ao abortamento previsto em lei e cuidado pós-aborto, assim como das habilidades correspondentes; a redução do estigma associado ao abortamento nos serviços de saúde; a ampliação do acesso a um cuidado digno, empático e de alta qualidade em situações de abortamento e cuidado pós-aborto, por profissionais com conhecimento de seus deveres profissionais e legais.

Coordenador(es): Claudia Bonan Jannotti

Objetivo Geral:

O módulo educativo tem o objetivo de ampliar conhecimentos e habilidades clínicas e de cuidados de profissionais de nível médio e superior que atuam na área da saúde sobre o abortamento, e oferecer informações qualificadas em questões jurídicas referentes a práticas nos serviços de atenção ao abortamento previsto em lei e cuidado pós-aborto.


Objetivos de aprendizagem:

Aula 1:
Compreender o que é abortamento e como é tratado no mundo e no Brasil, bem como suas consequências para a vida e a saúde das mulheres, e sua relação com a saúde pública. Apreender os conceitos de direitos sexuais, direitos reprodutivos e justiça reprodutiva.
Conhecer quem são as pessoas que abortam e que condições contribuem para que elas sejam colocadas em situações de vulnerabilidade ao experienciar esse evento da vida.

Aula 2:
Identificar quais são as situações em que o aborto está previsto em lei. Compreender os conceitos de objeção de consciência, confidencialidade e sigilo;
Identificar quais são as barreiras de acesso aos serviços de aborto legal no Brasil. Compreender as competências e responsabilidades de quem atua em contato ou diretamente em um serviço de abortamento previsto em lei.

Aula: 3
Compreender a importância do acolhimento empático e respeitoso à pessoa que aborta. Conhecer as diferentes formas de apresentação das situações de abortamento e os cuidados necessários. Conhecer as evidências científicas relacionadas ao abortamento nas suas diversas formas. Aprender o manejo do aborto medicamentoso.

Aula 4:
Conhecer as evidências científicas sobre exames procedimentos recomendados antes e depois de um abortamento. Identificar as principais cuidados e sinais de alarme a serem orientados quando uma pessoa passa por um abortamento. Conhecer como é feito o aborto cirúrgico. Compreender a importância de desencorajar métodos de aboratamento inseguro

Aula 5:
Conhecer os referenciais bioéticos no acolhimento à gestação indesejada e ao atendimento em situações de abortamento induzido. Compreender os referenciais da redução de danos em saúde e no abortamento inseguro.

Aula 6:
Compreender a origem do conceito de violência obstétrica e o que ele significa. Analisar e reconhecer as situações que se configuram como violência obstétrica e como evitá-las. Compreender o impacto do racismo estrutural no abortamento inseguro e na criminalização por abortamento.


Avaliação:

Atividades de avaliação formativas e somativas


Local de realização do curso:

Campus virtual Fiocruz


  • Campus virutal Fiocruz
  • Fiocruz
  • SUS
  • Governo Federal, Brasil
Navegar para a sessão inicial