CURSOS

Voltar
Cursos 1

Curso sobre Hesitação Vacinal: uma ferramenta para profissionais de saúde

Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Qualificação Profissional - Desenvolvimento - EAD Ano: 2024 Oferta: 1 ª edição Total de vagas: 1000

O projeto tem como objetivo elaborar e ofertar um curso autoinstrucional sobre hesitação vacinal para profissionais de saúde que atuam na APS. A partir de revisão de literatura, da análise dos resultados de pesquisa prévia do grupo de pesquisa sobre política de vacinas do NIESP/CEE/Fiocruz sobre hesitação vacinal com profissionais de saúde da APS, serão abordadas as principais lacunas de conhecimentos dos profissionais de saúde acerca da hesitação vacinal e os principais desafios e motivos que interferem na confiança nas vacinas.

Coordenador(es): Sergio Tavares de Almeida Rego

Objetivo Geral:

O projeto tem como objetivo elaborar e ofertar um curso autoinstrucional sobre hesitação vacinal para profissionais de saúde que atuam na Atenção Primária à saúde (APS). O curso objetiva que estes profissionais desenvolvam habilidades de refletir criticamente sobre a hesitação vacinal a partir de sua experiência e da mediação de conhecimentos técnico-científicos. Assim, discute conceitos e problemas sobre o tema a fim de que auxiliem a avaliar os modos de manejar este fenômeno no cotidiano das práticas, bem como estratégias relacionais, inclusive de comunicação e informação, que fortaleçam a confiança dos usuários do SUS no processo vacinal.


Objetivos de aprendizagem:

O curso objetiva que o público-alvo desenvolva habilidades de refletir criticamente sobre a hesitação vacinal a partir de sua experiência e da mediação de conhecimentos técnicos-científicos, discutindo conceitos e problemas sobre o tema, a fim de que auxiliem a avaliar os modos de manejar o fenômeno no cotidiano das práticas do trabalho na APS. Espera-se que ao final do curso o aluno conheça a discussão sobre políticas de vacinas no Brasil; identifique os determinantes que interferem na aceitação da vacina ou na hesitação vacinal; desenvolva a capacidade de obter, compreender, avaliar criticamente as informações de saúde a respeito das vacinas; discuta e viabilize estratégias relacionais sobre o cuidado no contexto da hesitação vacinal, inclusive de comunicação e informação, que fortaleçam a confiança dos usuários do SUS no processo de vacinação.


Avaliação:

Ao término dos módulos, o aluno terá uma avaliação final na qual é preciso atingir 80% de pontuação, não havendo limite de tentativas. Ao fim da avaliação será emitida uma certificação.


  • Campus virutal Fiocruz
  • Fiocruz
  • SUS
  • Governo Federal, Brasil
Navegar para a sessão inicial