CURSOS

Voltar
Cursos 1

Princípios básicos do diagnóstico das micoses endêmicas

Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas Qualificação Profissional - Desenvolvimento - EAD Ano: 2024 Oferta: 1 ª edição Total de vagas: 3000

Capacitar os profissionais de saúde que atuam, ou que pretendam atuar, em laboratórios de saúde pública, para a correta realização do diagnóstico laboratorial de micoses, possibilitando o desempenho de suas atividades na rotina laboratorial com qualidade e segurança e, dessa forma, apoiando as ações de atenção e vigilância das micoses de relevância em saúde pública no Brasil.

Coordenador(es): Rosely Maria Zancopé Oliveira

Objetivo Geral:

Desenvolver as habilidades e competências para o diagnóstico laboratorial básico das micoses de relevância em saúde pública no país, com segurança e qualidade, visando apoiar as ações de vigilância e assistência.


Objetivos de aprendizagem:

Módulo 1: Micoses endêmicas no Brasil e seus agentes
Objetivo de aprendizagem (o mesmo para todos os subtemas elencados neste módulo):
• Apresentar as doenças fúngicas de relevância em Saúde Pública no Brasil e no mundo (aspergilose, candidíase invasiva, coccidioidomicose, criptococose, cromoblastomicose, esporotricose, feohifomicose, fusariose, histoplasmose, micetomas, mucormicose, outras hialohifomicoses, paracoccidioidomicose, paracoccidiodomicose lobogeorgi, tricosporonose)
• Relacionar e diferenciar os principais agentes etiológicos das micoses de relevância em saúde pública no país no Brasil e no mundo.
• Descrever a biologia, incluindo estrutura de reprodução, dos principais agentes etiológicos das micoses de relevância em saúde pública no país e no mundo.
Subtema 1: Micoses superficiais e cutâneas
Subtema 2: Micoses subcutâneas
Subtema 3: Micoses sistêmicas
Subtema 4: Micoses oportunistas

Módulo 2: Principais métodos diagnósticos em Laboratórios de Micologia
Objetivo de aprendizagem ((o mesmo para todos os subtemas elencados neste módulo):
● Elencar e descrever os principais tipos de amostras biológicas utilizadas no diagnóstico laboratorial de micoses.
● Descrever as técnicas de coleta, transporte e armazenamento das amostras biológicas com vistas a garantir a qualidade da amostra biológica.
● Identificar e descrever os procedimentos para o processamento das amostras biológicas.
● Identificar e descrever os meios de cultura para identificação dos agentes etiológicos.
● Identificar e descrever os tipos de coloração para identificação dos agentes etiológicos.
● Conhecer e realizar/ reproduzir as técnicas de preparo dos reagentes, meios de cultura e realizá-las (simulação).
● Descrever e demonstrar a execução dos métodos utilizados para o exame direto, para o exame de cultura, para os exames de suscetibilidade a antifúngicos, para os exames histopatológicos e imunoensaios.
● Identificar e descrever os reagentes para realização dos testes convencionais de suscetibilidade.
● Conhecer os testes convencionais de suscetibilidade utilizados no Brasil.
● Interpretar os resultados.
● Relatar a importância da biossegurança no desempenho das atividades de rotina de diagnóstico laboratorial das micoses.
Subtema 1: Fase pré-analítica dos métodos de diagnóstico
Subtema 2: Exame micológico direto
Subtema 3: Exame de cultura
Subtema 4: Testes de suscetibilidade a antifúngicos
Subtema 5: Exame histopatológico
Subtema 6: Exame de imunodiagnóstico: imunodifusão
Subtema 7: Exame de imunodiagnóstico: imunoenzimático
Subtema 8: Exame de imunodiagnóstico: imunocromatografia

Módulo 3: Gestão da Qualidade laboratorial
Objetivo de aprendizagem:
● Reconhecer e explicar a importância da implantação de um sistema de gestão da qualidade em laboratório de diagnóstico.
● Identificar as práticas de gestão da qualidade.
Subtema 1: Sistema de Gestão da Qualidade
Módulo 4: Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL)
Objetivo de aprendizagem:
● Reconhecer e explicar a importância do sistema GAL para a implementação das ações de vigilância em saúde.
● Conhecer e descrever o sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial - GAL (cadastro da requisição do exame no sistema, processamento da amostra, liberação do laudo, consultas e relatórios).
● Praticar a rotina de uso do GAL (simular o uso do GAL).
Subtema 1: Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL) na rotina do laboratório como ferramenta de Qualidade e Vigilância Laboratorial.


Avaliação:

O processo avaliativo será focado na capacitação de profissionais e percorrerá todas as unidades do curso por meio de atividades interativas em diferentes formatos e questões avaliativas de múltipla escolha. Ao final, após realizar todas as atividades, e obter média mínima de 75%, o(a) cursista terá a certificação pela realização do curso.


Local de realização do curso:

Ambiente Virtual de Aprendizagem - Moodle


  • Campus virutal Fiocruz
  • Fiocruz
  • SUS
  • Governo Federal, Brasil
Navegar para a sessão inicial