CURSOS
Voltar
Uso das informações laboratoriais no manejo clínico de pacientes com tuberculose multidroga-resistente – desafios e introdução do sequenciamento completo do genoma
Fiocruz Bahia Qualificação Profissional - Desenvolvimento - EAD Ano: 2025 Oferta: 1 ª edição Total de vagas: 10000O manejo terapêutico de pacientes com tuberculose multidroga-resistente impõe uma série de desafios para o corpo clínico-laboratorial, derivados da complexidade do fenômeno da resistência em cada hospedeiro individual (infecções mistas, heterorresistência, cepas borderline, comorbidades, apresentação clínica da tuberculose), das limitações técnicas dos exames laboratoriais disponíveis (testes rápidos moleculares, cultura e testes fenotípicos, testes genotípicos baseados em hibridização, tecnologias de sequenciamento de próxima geração), e das lacunas de conhecimento a respeito do impacto clínico de parte das mutações já reconhecidas e catalogadas nos genes que conferem resistência a fármacos, sendo de especial preocupação aquelas que promovem resistência aos fármacos recém-implementados para o tratamento desta condição (drogas do “grupo A” segundo a Organização Mundial da Saúde). O webinário propõe discutir esta problemática e demonstrar, com a exposição de casos reais, como melhores decisões clínicas podem ser alcançadas lançando-se mão dos recursos disponíveis, em um cenário com desafios programáticos e de infraestrutura que permite traçar paralelos com a realidade brasileira: no contexto de Angola e Moçambique. Como meta, pretende-se maturar o estabelecimento de melhores práticas para o sequenciamento completo do genoma de isolados resistentes a fármacos, que está em implementação no Brasil a partir, dentre outras, das iniciativas de rede financiadas no âmbito da chamada 29/2023 - Pesquisas em tuberculose para o fortalecimento da vigilância e controle da doença, do Ministério da Saúde.
Coordenador(es): Theolis Costa Barbosa Bessa
Objetivo Geral:
Discutir a incorporação do sequenciamento completo do genoma de forma integrada ao diagnóstico atual da resistência a fármacos antituberculose, para maximizar a sua utilidade no manejo clínico de pacientes com tuberculose resistente a fármacos e no monitoramento das mutações associadas à resistência, em especial aos fármacos recém introduzidos para o tratamento dessa condição.
Objetivos de aprendizagem:
Revisar as informações atualizadas sobre o panorama global da tuberculose resistente a fármacos e os métodos laboratoriais para o diagnóstico da resistência a fármacos em tuberculose.
Abordar as limitações técnicas dos métodos laboratoriais para o diagnóstico da resistência a fármacos em tuberculose e valor das informações agregadas de múltiplos testes.
Exemplificar casos complexos e descrever as lições aprendidas com as experiências de Moçambique e Angola no manejo de TB MR com dados limitados.
Discutir como integrar o sequenciamento completo do genoma de forma a melhorar o fluxo de informações laboratoriais e clínicas.
Avaliação:
A concessão de certificados se dará por frequência. A lista de presença será disponibilizada a cada encontro como formulário do Google Forms, cujo link (um por encontro) será disponibilizado durante o período síncrono.
Local de realização do curso:
Ambiente virtual institucional (Plataforma Zoom e Canal YouTube oficiais da Fiocruz Bahia).