EVENTO EDUCACIONAL
VoltarVI Seminário Nacional e II Seminário Internacional As Relações da Saúde Pública com a Imprensa - fake news e saúde
Fiocruz Brasília - Escola de Governo FiocruzNo cerne do debate estará a mídia e seu papel na disseminação de informações sobre saúde, bem como a importância que tais informações têm na formação da consciência sanitária da população. As mídias sociais também estarão em foco, considerando-se que são um terreno fértil para a disseminação de informação nem sempre verificada.
No Seminário, espera-se apresentar e discutir a qualidade das informações divulgadas pela mídia, pelas autoridades sanitárias e por grupos e indivíduos influentes online. A partir do debate, devem emergir críticas e sugestões para melhorar a disseminação de informações e a cobertura jornalística em saúde; bem como aprimorar os métodos e estratégias de cobertura (por parte da imprensa) em meio à avalanche informacional e de difusão de conteúdo falso sobre temas de saúde.
Já foram realizadas outras cinco edições do Seminário As relações da saúde pública com a imprensa.
Durante o evento, está prevista também uma sessão científica, para acolher a apresentação de pesquisas e relatos de experiências sobre fake news e saúde. Os participantes deverão submeter online seus resumos expandidos, que serão avaliados de forma independente por dois membros da Comissão Científica do evento.
Além disso, a programação do evento vai contemplar espaço para lançamento do livro produzido em formato eletrônico, a partir do seminário anterior: As relações da saúde pública com a imprensa: Aedes Aegypti, vetor de epidemias anunciadas (produto de evento apoiado pela FAP-DF).
Coordenador(es): Wagner Robson Manso de Vasconcelos
Objetivos de aprendizagem:
- Compreender o impacto das fake news na saúde pública;
- Formar estudantes e profissionais para a avaliação e análise dos discursos falsos sobre a saúde;
- Avaliar o posicionamento de imprensa e órgãos de saúde em meio às fake news, a partir dos relatos dos profissionais e apresentação de experiências;
- Oferecer perspectiva analítica sobre as ações de comunicação para o combate às fake news na saúde, à luz de pesquisa acadêmica;
– Sintetizar o conhecimento produzido durante o evento em publicação científica com as contribuições dos convidados e participantes.
Modalidade:
Presencial
Carga horária:
21 horas
Áreas temáticas:
Promoção da Saúde