EVENTO EDUCACIONAL
Voltar
Simpósio Internacional - Using qualitative evidence to support decision making in the SDG era: new frontiers and innovations
Fiocruz Brasília - Escola de Governo FiocruzA ação multissetorial também deve ser guiada por dados ricos sobre como as políticas e os programas podem impactar em diferentes grupos e em diferentes setores. As evidências qualitativas podem fornecer uma ponte importante entre as opiniões dos principais eleitorados, incluindo o público, e os processos de tomada de decisão, além de fortalecer a inclusão de diversas visões e vozes.
As evidências qualitativas também podem desempenhar um papel crítico na implementação de políticas e programas nos níveis nacional e subnacional, fornecendo informações para facilitar a contextualização local.
O foco deste encontro será explorar formas inovadoras através das quais as evidências qualitativas possam ampliar e humanizar os processos decisórios e de formulação de políticas local e globalmente, e as ferramentas e métodos necessários para apoiar o uso mais amplo de evidências qualitativas. Ele também irá explorar como fortalecer a capacidade nesta área, particularmente no Sul global.
Objetivos do encontro:
• Compartilhar conhecimento e experiências entre setores e partes interessadas do uso de evidências qualitativas para apoiar a tomada de decisões para alcançar metas de desenvolvimento social e aumentar a responsabilidade pública.
• Discutir ferramentas e estruturas para facilitar o uso de evidências qualitativas nos processos de tomada de decisão.
• Identificar onde a pesquisa metodológica e as novas ferramentas são necessárias
• Explorar abordagens para fortalecer a capacidade em LMICs para realizar sínteses de evidências qualitativas e usar evidências qualitativas para apoiar a tomada de decisões.
• Contribuir para a construção de uma rede intersetorial neste campo.
Por que participar?
Este encontro reunirá acadêmicos, usuários de evidências, promotores de evidências, comissários de pesquisa e outras partes interessadas que produziram ou usaram evidências de pesquisas qualitativas em processos de decisão entre setores, incluindo educação, meio ambiente, saúde, desenvolvimento social e bem-estar, e também entre níveis, do local ao global. Exploraremos como o uso de evidências qualitativas pode ser fortalecido e ampliado para garantir que os pontos de vista das partes interessadas sobre as implicações éticas, sociais e sistêmicas de políticas e programas sejam levados em conta, a fim de fortalecer a responsabilidade pública e a adequação das decisões sobre políticas e implementação do programa. Ao participar, você poderá compartilhar com uma comunidade multissetorial suas experiências e idéias inovadoras sobre o uso de evidências qualitativas para apoiar a tomada de decisões.
Quem deve participar?
O encontro vai receber pessoas interessadas em usar evidências de pesquisas qualitativas para apoiar decisões. Isso inclui usuários de evidências, como técnicos e tomadores de decisão em departamentos governamentais, agências nacionais e internacionais, ONGs e também membros de organizações e estruturas da sociedade civil; promotores de evidências ou conhecimento envolvidos na mediação do compartilhamento de evidências entre produtores e usuários de evidências e entre agências, setores e níveis; comissários de pesquisa baseados em agências de financiamento, governos e outras entidades; e acadêmicos de todas as disciplinas e práticas.
Datas e local
O encontro será realizado na Fiocruz Brasília, em Brasília, capital do Brasil, nos dias 9, 10 e 11 de outubro de 2019.
Estrutura do Simpósio
Partilhar conhecimentos e experiências, explorar abordagens inovadoras e aprender uns com os outros através do diálogo, é fundamental para este encontro. Abordagens como World Café (http://www.theworldcafe.com/key-concepts-resources/world-cafe-method/) e Open Space Technology (https://en.wikipedia.org/wiki/Open_Space_Technology) serão usado para maximizar a participação e permitir que os participantes moldem o programa. Combinaremos essas abordagens com sessões estratégicas focadas em novos métodos, aplicativos ou abordagens. Também incorporaremos uma série de oportunidades de treinamento antes e durante o encontro.
Coordenador(es): Jorge Otávio Maia Barreto
Objetivos de aprendizagem:
• Compartilhar conhecimento e experiências entre setores e partes interessadas do uso de evidências qualitativas para apoiar a tomada de decisões para alcançar metas de desenvolvimento social e aumentar a responsabilidade pública.
• Discutir ferramentas e estruturas para facilitar o uso de evidências qualitativas nos processos de tomada de decisão.
• Identificar onde a pesquisa metodológica e as novas ferramentas são necessárias
• Explorar abordagens para fortalecer a capacidade em LMICs para realizar sínteses de evidências qualitativas e usar evidências qualitativas para apoiar a tomada de decisões
• Contribuir para a construção de uma rede intersetorial neste campo
Modalidade:
Presencial
Carga horária:
24 horas
Áreas temáticas:
Políticas de Saúde e Planejamento