EVENTO EDUCACIONAL

Voltar
Eventos 1

Seminário “Sistemas Alimentares em Disputa: Ciência, Mudanças Climáticas, Regulação, Políticas Públicas e Justiça Social”

Fiocruz Brasília - Escola de Governo Fiocruz
Data do evento: 05/09/2025 à 05/09/2025
o seminário “Sistemas Alimentares em Disputa: ciência, regulação, políticas públicas e justiça social”, somente na modalidade presencial, reunindo especialistas nacionais e internacionais para discutir os impactos dos sistemas alimentares contemporâneos sobre a saúde pública, os territórios e a democracia.
A programação incluirá uma mesa-redonda dedicada aos desafios e diálogos sobre os sistemas alimentares, reunindo múltiplas perspectivas — do global ao local — para discutir evidências científicas sobre os impactos dos ultraprocessados, caminhos para políticas públicas voltadas à saúde e à sustentabilidade, estratégias de regulação diante das pressões da indústria, efeitos sobre populações vulnerabilizadas e as conexões entre soberania alimentar e justiça social. Participam representantes da Fiocruz, USP, ACT Promoção da Saúde, CONSEA, OBHA, Fiocruz Brasília e outras instituições comprometidas com o Direito Humano à Alimentação Adequada.
O ponto alto do evento será a conferência internacional com Claude Fischler (CNRS/França), referência mundial em antropologia da alimentação, e Carlos Monteiro (USP), pioneiro na formulação do conceito de ultraprocessados e uma das vozes mais influentes da nutrição em saúde pública. Juntos, refletirão sobre comensalidade, cultura, saúde e os rumos dos sistemas alimentares no Brasil e no mundo.

Coordenador(es): Denise Oliveira e Silva

Objetivos de aprendizagem:

Ao participar do seminário “Sistemas Alimentares em Disputa”, espera-se que os(as) participantes:
- Reconheçam o potencial da articulação entre ciência, gestão pública e sociedade civil para o enfrentamento dos desafios contemporâneos dos sistemas alimentares.
- Identifiquem caminhos para a produção científica conjunta e o intercâmbio de pesquisadores(as) em temas relacionados à alimentação, saúde e justiça social.
- Discutam possibilidades de desenvolvimento de formações qualificadas voltadas a gestores e profissionais do SUS no campo da alimentação e nutrição.
- Reflitam sobre estratégias de formulação de posicionamentos institucionais coordenados, com base em evidências, frente a disputas regulatórias e sanitárias.
- Analisem formas de ampliar a comunicação pública baseada em evidências, com vistas a influenciar políticas públicas e sensibilizar a sociedade sobre os impactos dos sistemas alimentares.

Modalidade:

Presencial

Carga horária:

8 horas

Áreas temáticas:

Alimentação e Nutrição

  • Campus virutal Fiocruz
  • Fiocruz
  • SUS
  • Governo Federal, Brasil
Navegar para a sessão inicial