EVENTO EDUCACIONAL
Voltar
31º Ciclo de Debates do Nethis Fiocruz Brasília - sessão 11/09/25
Fiocruz Brasília - Escola de Governo FiocruzEstão previstas oito sessões do Ciclo de Debates ao longo do segundo semestre de 2025. Ressalta-se, ademais, que o Ciclo se manterá aberto a quaisquer interessados em participar do evento e de suas discussões, ou seja, profissionais de saúde, estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, gestores e outros interessados nas temáticas, além de especificamente ênfase à participação dos alunos do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas em Saúde da Escola de Governo Fiocruz Brasília.
Os temas gerais dos debates neste período serão dois: 4 seminários deverão promover debates e reflexões sobre "Pestes, Desenvolvimento e Desigualdades em Saúde" e mais 4 deverão tratar de "Desenvolvimento e Desigualdades em Saúde e Inteligência Artificial", no contexto dos estudos e pesquisas interdisciplinares sobre o tema geral do Núcleo de Estudos - Desenvolvimento, Desigualdade e Cooperação Internacional em Saúde. O propósito é discutir essa questão sob diferentes pontos de vista. O título de cada uma das palestras nas sessões é escolhido em comum acordo com o expositor(es) convidado(s). As sessões serão gravadas para divulgação na Videoteca Nethis e são transmitidas on-line. A divulgação será feita amplamente, inclusive para a lista de contatos de todos os participantes das sessões anteriores, realizadas desde 2010. Propõe-se que seja conferido certificado de presença/participação pela Escola de Governo Fiocruz Brasília.
O Termo de Referência Geral do Ciclo sobre "Pestes, Desenvolvimento e Desigualdades em Saúde" é o seguinte: "O termo peste engloba diferentes significados. A abordagem adotada pelo Observatório sobre Pestes, Desenvolvimento e Desigualdades em Saúde (Armagedom) tem origem na acepção das doenças infecciosas como fenômenos integrantes do processo evolucional dos seres vivos na Terra. O propósito é compartilhar análises prospectivas sobre as emergências de saúde pública, de modo a fortalecer a consciência coletiva ante a gravidade dessas ameaças e, por conseguinte, a participação social na formulação de políticas públicas voltadas para esses males que ameaçam a humanidade desde épocas remotas, intensificadas na atualidade pelas mudanças climáticas associadas às intervenções humanas sobre o meio ambiente. Neste semestre, foco especial será conferido as recentes negociações relacionadas ao Acordo Pandêmico".
O Termo de Referência Geral do Ciclo sobre "Desenvolvimento e Desigualdades em Saúde e Inteligência Artificial" é o seguinte: "A programação visa subsidiar estratégias e ações voltadas para ampliar o acesso e promover a equidade no contexto da transformação digital do Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro, processo que vem ocorrendo no contexto das transformações dos sistemas de saúde ao redor do mundo sob o impulso do avanço das tecnologias digitais. Serão abordados aspectos legais e éticos da regulamentação do cenário em transformação e, especificamente, as forças externas e internas que moldam o campo da Inteligência Artificial na Saúde".
Nesse escopo, prevê-se que a presente sessão, a segunda do semestre e a segunda relacionada ao tema "Pestes, Desenvolvimento e Desigualdades em Saúde", seja realizada em 11 de setembro de 2025, tratando do tema: "Acordo sobre Pandemias da OMS – Dependência Internacional de Insumos e Tecnologias".
Coordenador(es): José Francisco Nogueira Paranaguá de Santana
Objetivos de aprendizagem:
Promover debates e reflexões sobre "Pestes, Desenvolvimento e Desigualdades em Saúde", e em específico sobre "Acordo sobre Pandemias da OMS – Dependência Internacional de Insumos e Tecnologias". Na presente palestra seguida de debates, apresentar uma análise crítica sobre o tema em caráter geral e introdutório do assunto. Em 11 de setembro de 2025, período vespertino.
Modalidade:
Híbrido/Semipresencial
Carga horária:
3 horas
Áreas temáticas:
Políticas de Saúde e Planejamento