EVENTO EDUCACIONAL
Voltar
VI Seminário de Nutrição em Infectologia
Instituto Nacional de Infectologia Evandro ChagasPara isso organiza a cada 2 anos, desde 2008, o Seminário de Nutrição em Infectologia trazendo os temas mais atuais da Nutrição Clínica e terapia nutricional aplicado a infectologia como pauta de discussão.
Para o evento deste ano (2019), planejamos abordar o papel da nutrição na resposta imunológica e metabólica de pacientes com doenças infecciosas (Raqib e Cravioto 2009; De Santis et al. 2015; Peng, Li, e Peng 2015; Christopher 2018).
A opção por enfatizar em estudos do imunometabolismo, interação complexa entre reprogramação metabólica e imunidade, se baseia na viabilização de uma dimensão extra para a compreensão do sistema imunológico na saúde e na doença (Gokhan S. Hotamisligil, 2017), uma vez que a influência do perfil metabólico ativado nas células do hospedeiro tem sido cada vez mais evidenciada com um promotor de diferenças no curso de infecções (Tarancon-Diez, L, et al, 2019; Shi, L., et al, 2016; ). Prognósticos mais graves estão também relacionados com alterações metabólicas prévias como a obesidade, dislipidemia e diabetes (Badawi, A. Et al., 2018), que provavelmente decorrem por alterações nas funções das células do sistema imune por vias metabólicas intracelulares. O conhecimento que está surgindo corrobora a visão de que o metabolismo regula a função das células imunes e assim, pode fornecer, novas oportunidades terapêuticas para as doenças associadas à respostas do sistema imunológico, como é o caso das doenças infecciosas. Abordagens de nutrigenômica, metabolômica e microbioma fomentam o conhecimento do imunometabolismo. Desta forma, o papel do nutricionista na área clinica deve ser ampliado de forma a promover sua pratica com base nas evidencias científicas mais modernas, englobando no programa alimentar do sujeito a valorização de sua história genética, de seu microbioma e ainda da influência que seu estilo de vida promoveu na realidade e contexto de adoecimento
Coordenador(es): Adriana Costa Bacelo
Objetivos de aprendizagem:
Espera-se fomentar a discussão sobre as questões relacionadas a cronicidade da doença infecciosa que vem se
cumulando a senescência desta população e com isso a coexistência de adoecimento metabólico, como a obesidade e
a síndrome metabólica. Oportunizando desta forma, a atualização e troca entre pesquisadores, discentes e profissionais
atuantes na assistência pública e privada da área da saúde, assim como ampliar a divulgação científica e a rede de
colaboradores na área em questão.
Modalidade:
Presencial
Carga horária:
8 horas
Áreas temáticas:
Alimentação e Nutrição