EVENTO EDUCACIONAL

Voltar
Eventos 1

Oficina de Consenso: validação do instrumento de Autoavaliação Institucional da Fiocruz

Vice-presidência de Educação, Informação e Comunicação
Data do evento: 04/03/2020 à 06/03/2020
Com o credenciamento da Fiocruz como Escola de Governo, a partir de 2017, a Comissão Própria de Avaliação (CPA-Fiocruz) passou a ter como uma de suas atribuições a organização dos processos de avaliação interna, com foco no Lato sensu.
Com esse objetivo, será realizada a Oficina de Consenso para a validação do instrumento de Autoavaliação Institucional da Fiocruz para o Lato sensu (especializações) nos dias 04, 05 e 06 de março de 2020.
Esse instrumento foi elaborado, tendo como base o Plano de Desenvolvimento Institucional da Fiocruz – 2016-2020 (PDI-Fiocruz) e os Indicadores externos do MEC. O instrumento é um questionário dirigido a três segmentos: docentes, discentes e técnicos-administrativos que é composto de 05 dimensões e 44 indicadores e uma oficina de feedback com os gestores da instituição com vistas a colaborar com o planejamento da área de ensino.

Coordenador(es): Maria Cristina Rodrigues Guilam

Objetivos de aprendizagem:

Além da “indissociabilidade avaliação – planejamento” que tem marcado a elaboração do plano de autoavaliação, pode-se destacar a dimensão pedagógica que ele encerra. No âmbito da opção metodológica da pesquisa-ação (“indissociabilidade avaliação – pesquisa”), espaços de pesquisa/intervenção vão se caracterizando como espaços de formação e vice-versa, promovendo-se, ao interior do próprio processo de autoavaliação do Lato sensu, um reordenamento da cultura organizacional frente às expectativas regulatórias.

Por fim, tem-se a dimensão de “cooperação”. Essa dimensão vincula-se fortemente ao entendimento de que a Fiocruz é uma instituição de inovação e “incubadora”. Isto é, considerando que a construção desses novos dispositivos de gestão da qualidade do ensino do Lato sensu da Fiocruz tem envolvido a participação das redes de Escolas parceiras, esse processo tende a comprometer eticamente outras Escolas não universitárias de saúde com o seu próprio reordenamento,
Estima-se que, ao final da execução dessa e de outras atividades já pactuadas no plano de ação, a equipe do projeto e a CPA construam as bases de sustentação de um modelo de avaliação do ensino Lato sensu para uma instituição complexa como a Fiocruz.

Modalidade:

Presencial

Carga horária:

24 horas

  • Campus virutal Fiocruz
  • Fiocruz
  • SUS
  • Governo Federal, Brasil
Navegar para a sessão inicial