linha
Trabalhadores e trabalhadoras que atuam no cuidado das populações do campo, floresta e águas
descrição do logo da unidade
Curso de Aperfeiçoamento
O curso visa qualificar trabalhadores e trabalhadoras da saúde que atuam cuidado das populações do Campo, Floresta e Águas.
Vagas, carga horária e realização do curso

Serão ofertadas 800 vagas. O curso possui carga horária de 180h e será realizado entre fevereiro e junho de 2026.

Coordenação e parceria

Júlio César Schweickardt (ILMD/Fiocruz) e Alcindo Antônio Ferla (Rede Unida). Parceria: Ministério da Saúde - MS e Associação Rede Unida.

Apresentação

O curso é direcionado para trabalhadores e trabalhadoras, bem como integrantes dos movimentos sociais populares que atuam no cuidado da população nos territórios de campos, floresta e águas nos estados do Acre, Amazonas, Pará e Rondônia. O projeto tem o objetivo de promover a qualificação dos trabalhadores e trabalhadoras que atuam no cuidado das populações do Campo, Floresta e Águas (CFA), fortalecendo práticas situadas, dialogadas e integradas aos territórios.

O curso prevê cinco trilhas formativas:
Trilha 1 – Cartografia do Território: uma abordagem dos territórios, populações e redes de cuidado;
Trilha 2 – Trabalho Situado: discussão e reflexão da organização do trabalho em saúde e o papel dos coletivos e usuários;
Trilha 3 – Temas Geradores e Projetos: desenvolver projetos de cuidado e aprendizagem significativa;
Trilha 4 – Projeto Territorial Situado: ampliar a discussão sobre a clínica ampliada, intersetorialidade e participação social;
Trilha 5 – Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo, da Floresta e das Águas (PNSIPCFA) - abordar as diretrizes da PNSIPCFA e estratégias de implementação nos territórios.