Apresentação
O Elos – Construindo Coletivos é uma tecnologia de prevenção aplicada de modo lúdico em sala de aula, conduzida pela(o) própria(o) docente, voltada às Séries Iniciais do Ensino Fundamental público. A proposta fortalece vínculos, pertencimento, protagonismo, engajamento escolar e habilidades de vida. Apresenta-se a partir de dois componentes estratégicos: Componente Escolar, com ações conduzidas por profissionais da educação junto às turmas participantes, e Componente Familiar e Comunitário, caracterizado por encontros realizados por profissionais da Educação e da Saúde com as crianças participantes e suas famílias. Sobretudo, há dados consistentes que indicam que a aplicação do Elos junto a estudantes diminui episódios de violência na escola, promove a empatia, a autonomia e a assertividade, bem como vínculos solidários entre os jovens estudantes que participam das atividades propostas pelos docentes. A execução da metodologia é uma iniciativa da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos do Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com a Fiocruz Brasília.
As equipes locais executoras do conjunto de atividades da metodologia Elos – Construindo coletivos são compostas de facilitadores locais (profissionais da educação ou outros parceiros intersetoriais envolvidos, com a função de conduzir os encontros do componente escolar, visando alcançar os objetivos da metodologia), apoiadores locais (atuam nas redes da Saúde e Educação e farão a interface entre a equipe de articulação e a equipe de facilitação) e formadores locais (profissionais que realizam a formação da metodologia para as equipes de facilitação local, dissemina a metodologia com qualidade, fidelidade e sustentabilidade e acompanha o processo de implementação da metodologia). Também participam equipes de suporte e articulação local.
Este curso livre se destina à formação dos formadores locais. A formação dos formadores locais nos territórios é conduzida por Formadoras Nacionais, cuja dinâmica é orientada pela aprendizagem vivencial, protagonismo dos participantes, interatividade e construção coletiva do conhecimento.