Apresentação
Criada em 1945, as Nações Unidas completaram 80 anos de existência. Como a maior organização internacional diplomática e política do mundo, seu propósito é promover a paz, a segurança internacional e a cooperação entre os países. A ONU está no centro das discussões, conflitos e projetos de desenvolvimento desde o fim da Segunda Guerra Mundial.
Seu grande projeto, a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, é um plano de ação global com várias metas que pretende alcançar até 2030, apesar dos atrasos significativos. Além disso, iniciativas como a ONU80 que pretende ser transformadora e juntamente com o Pacto para o Futuro, podem ajudar a ONU a se tornar mais ágil e econômica, sendo mais eficaz e tendo mais impacto, em meio tantas restrições financeiras e turbulência geopolítica.
O Brasil, que, em 2024, presidiu o G20, o grupo das 20 maiores economias do mundo, mais União Europeia e União Africana, em 2025 presidiu o BRICS+, a COP 30 e o Mercosul, passou a ter grande destaque internacional.Grandes potências disputam a hegemonia política e econômica. Não mais pela diplomacia de soft power, mas pelo uso de força, inclusive nuclear. Conflitos militares devastadores continuarão ceifando vidas e causando sequelas físicas e mentais em milhões. Além disso, o aumento unilateral de tarifas comerciais, decretado pelos EUA, busca ampliar receitas, revitalizar a indústria nacional e atrair centenas de bilhões de dólares em investimentos e importações estrangeiras, violando flagrantemente os princípios fundamentais da OMC essenciais ao funcionamento do comércio internacional.Nada indica que as agressões humanas ao planeta, levando à tripla crise planetária (clima, biodiversidade e poluição), terão respostas da natureza mais suaves que as atuais. O mundo todo já enfrenta ondas de calor extremo, inundações, secas, incêndios e tantas outras manifestações que vêm cobrando mortes e sofrimentos, deixando sequelas de toda a ordem.
Ao mesmo tempo, o número de países em conflito é o maior desde a Segunda Guerra Mundial. Esses confrontos interrompem o cerne do desenvolvimento, impedem uma governança estável, atividade econômica e investimento em capital humano, destacando a necessidade de uma governança global mais forte.
Todos estes fatos políticos, sociais, econômicos e ambientais impactam fortemente a saúde humana e planetária, porque são inequívocos determinantes da saúde.
Quais são as causas e as consequências políticas, sociais, econômicas e ambientais destes processos devastadores?
Porque é importante conhecê-los em profundidade, no exato momento em que estão acontecendo?
Como se situar diante disso?
Estas e outras questões serão discutidas em profundidade no Curso de Atualidades em Saúde Global e Diplomacia da Saúde.
O Campus Virtual Fiocruz oferece cursos online, gratuitos e em grande escala por meio de plataforma própria. Somos uma rede descentralizada de profissionais e instituições que compartilham formações, recursos, serviços, cursos e atividades de ensino, fazendo uso intensivo de tecnologias de informação, comunicação e educação para aprimorar a experiência de aprendizagem voltada à educação em saúde, qualificando e fortalecendo o SUS.
Esta formação está alinhada ao compromisso da Fiocruz com a democratização do conhecimento e do acesso aberto à informação. Além disso, o Campus Virtual Fiocruz tem parcerias com diversas redes e instituições, reafirmando os princípios da Política de Acesso Aberto da Fiocruz.