linha
Qualificação profissional em malacologia médica e aplicada, com ênfase nas espécies transmissoras de Schistosoma mansoni
Inscrições
01/10/2025 a 03/10/2025
Oferta

06/10/2025 a 09/10/2025

Modalidade

Presencial

Dados do Curso

Objetivo Geral:
O curso objetiva qualificar os profissionais para a coleta e análise parasitológica e identificação de espécies de moluscos dulcícolas que podem transmitir parasitos de importância para a Saúde Pública, com ênfase nas espécies do gênero Biomphalaria.
Objetivos Educacionais/Aprendizagem:
Identificar coleções hídricas favoráveis a espécies de moluscos de importância para a saúde pública;
Coletar, embalar e enviar de moluscos para análise laboratorial;
Realizar análise parasitológica para detectar formas larvais de vermes trematódeos;
Identificar as espécies de Biomphalaria transmissoras do verme Schistosoma mansoni.
Metodologia:
O curso será realizado com aulas teóricas e práticas de campo e laboratoriais. Aulas teóricas: apresentação em power point de assuntos relacionados ao tema de vigilância em saúde e malacologia médica. Aulas práticas: atividades de campo (coleta de moluscos) Aulas práticas: atividades de observação, manuseio e reconhecimento de conchas de moluscos e de formas larvais de vermes de importância para a saúde realizadas em ambiente laboratorial, com uso de lupas e microscópios.
Justificativa:
A Coordenação da Vigilância Epidemiológica do município de Afonso Cláudio, ES, solicitou a qualificação de profissionais da área de saúde, para retomar as atividades de vigilância malacológica no município, o qual é uma área endêmica para a esquistossomose mansoni, agravo de notificação compulsória.
Avaliação:
Observação da participação de cada aluno durante o curso. Aplicação de pré-teste e pós-teste (não vale nota). Frequência igual ou superior a 70% da carga horaria do curso.
Pré-Requisitos:
Nível Médio concluído
Pré-requisito (outros/detalhamento):
Habilidade no preenchimento de formulários online, uso de celular smartphone.
Estrutura:
Módulo Único.