linha
A escrita como experiência de construção de si: produção de textos entrelaçando memórias e histórias cotidianas
Inscrições
09/10/2025
Oferta

09/10/2025 a 18/12/2025

Modalidade

Semipresencial

Dados do Curso

Objetivo Geral:
Refletir sobre os aspectos subjetivos e culturais envolvidas no processo da escrita.
Objetivos Educacionais/Aprendizagem:
Identificar quais os afetos, sentimentos e experiências culturais estão envolvidas no processo de escrever e como as problematizações desses elementos mobilizam resistências e/ou facilitam a escrita inventiva.
Metodologia:
Metodologia problematizadora - a partir do uso de diferentes formas de expressão humana (poemas, contos, músicas, charges, etc) serão identificados os temas geradores que explicitam os afetos, sentimentos, conhecimentos e percepções dos alunos sobre o processo de escrever. A partir da problematização destes elementos, os alunos produzirão textos que reflitam os desafios de uma escrita inventiva e crítica.
Justificativa:
O curso aborda as dimensões subjetivas que permeia a atividade de escrever, como medo, inseguranças, afetos, memórias etc, aspectos que, em geral, são suprimidos do processo de ensino-aprendizagem. A partir da compreensão destes aspectos espera-se que o aluno possa experimentar uma escrita inventiva e conectada com sua história de vida.
Avaliação:
Avaliação processual e somativa contemplando a produção textual.
Pré-Requisitos:
Graduação concluída
Estrutura:
Módulo I – Escrita, memórias e subjetividades (1) Memória e produção de subjetividade (2) Escrita de si
Módulo II – “Caixa de ferramentas” (1) Pesquisa de textos literários, charges, graffites, fotografias, composição musical como inspiração para a produção textual; (2) Exercícios de escrita de si usando diversos gêneros textuais (carta, cartão postal, poema, crônicas, entre outros)