Informações do Curso
Fisiologia dos Insetos Vetores
O curso apresentará conteúdo teórico e prático dirigido ao aprofundamento de conhecimentos sobre o desenvolvimento e o comportamento dos insetos vetores. Os temas das aulas abordarão a importância médica dos insetos vetores e os aspectos comportamentais e fisiológicos que definem suas estratégias de vida. Alunos de graduação aprenderão como esses aspectos influenciam o papel dos insetos vetores na transmissão de microrganismos patogênicos para humanos.
Modalidade: Presencial
Vagas: 18
Carga Horária: 40h
Duração e Turnos: 26/01/2026 a 30/01/2026 (Manhã e Tarde)
Público-Alvo: Estudantes de graduação das áreas de Ciências Biológicas, Farmácia, Medicina Veterinária, Biomedicina e afins, interessados em fisiologia de insetos vetores.
Pré-Requisito: Estar regularmente matriculado em curso de graduação das áreas de Ciências Biológicas, Farmácia, Medicina Veterinária, Biomedicina ou afins. É desejável ter cursado disciplinas de Genética, Bioquímica e Biologia Molecular.
Critério de Seleção: A carta de interesse anônima, conforme exemplificado no item 3.4.2, deverá informar o curso de graduação, o período atualmente cursado e a previsão de término da graduação. Indicando se já cursou disciplinas de Genética, Bioquímica e Biologia Molecular e se participou de cursos de férias da Fiocruz.
Justificativa: Os temas abordados no curso aprofundam conhecimentos que são ofertados de maneira generalizada nos cursos de graduação. Alunos de graduação aprendem aspectos dos insetos de maneira geral, mas particularidades da infecção e transmissão de patógenos, da alimentação sanguínea e do comportamento de busca por hospedeiros, característicos de insetos vetores, não são abordados. Este curso aborda os aspectos da fisiologia desses insetos.
Objetivo geral: O principal objetivo do “Curso de Fisiologia dos Insetos Vetores” é apresentar aos alunos aspectos da biologia dos insetos vetores, destacando os processos fisiológicos relacionados à infecção, resistência e comportamentos relevantes para a epidemiologia.
Objetivos educacionais/aprendizagem: Os alunos saem do curso com conhecimentos teóricos e técnicos do estudo de insetos vetores em laboratório. Como principais competências estão: 1) identificar insetos das principais famílias de vetores, 2) entender os ciclos de vida desses insetos no contexto da interação parasita-hospedeiro, 3) aprender conceitos novos da biologia de vetores, como comportamento de busca por hospedeiros, fisiologia da digestão de sangue, imunologia da infecção, e 4) viver a experiência de dissecção de insetos, de realização de PCR investigativo e da alimentação de insetos em laboratório.
Metodologia: O curso tratará conteúdos teóricos de maneira expositiva, com professor e slides em sala de aula. Nessas aulas o professor se relacionará com a turma através de perguntas e provocações. Além das aulas teóricas, três aulas práticas serão ofertadas simultaneamente, três vezes cada uma em dias seguidos, para que todos os alunos possam se alternar e participar das três. Nessas aulas, os professores exibirão técnicas e metodologias no início da aula e estimularão cada aluno a desenvolver as técnicas no resto da aula.
Avaliação: Competição dos insetos. Dividir os alunos em 3 ou 4 times:
Cada time terá sua bandana, bandeira, símbolo (o inseto que dá nome ao grupo), grito de guerra e selecionará um capitão do time. Na competição, um grupo será o vencedor da competição e ganhará um prêmio (ex: livros, brindes, a decidir...), porém, todos serão avaliados igualmente.
Duas atividades distintas nesta avaliação.
- Resposta rápida: Todos os grupos responderão a várias perguntas em simultâneo (30 perguntas – duas por aula). Será avaliado o número de respostas corretas e participação de cada membro do grupo.
- Batalha dos times: Cada aluno de cada time será numerado e os times emparelhados para duas semifinais. Durante cada batalha cada aluno terá de responder a uma pergunta escolhendo a resposta a partir de 4 opções que serão ofertadas por mediadores. Se o time errar a resposta ou não responder em 20 segundos, o aluno do time adversário com o mesmo número terá a oportunidade de responder. O time que responder e acumular mais pontos vence. Cada grupo terá dez perguntas de temas das aulas teóricas. Em caso de empate fazemos uma ronda de perguntas extra (cada grupo seleciona a ordem dos alunos) até haver desempate. O número de resposta corretas e participação de cada membro do grupo.
Batalha final: Mesma dinâmica que a batalha dos times, mas não conta para nota.
Estrutura: Serão ministradas 10 aulas teóricas e 3 aulas práticas, nos seguintes tópicos:
T1: Biologia e ciclo de vida de insetos
Professora: Larissa de Souza Leitão
Objetivo: Introduzir aspectos básicos sobre a biologia e diversidade dos insetos e as diferenças dos seus ciclos de vida.
T2: Introdução à fisiologia em insetos
Professora: Alana Herburgo
Objetivo: Introduzir os processos fisiológicos dos insetos.
T3: Importância médica de insetos vetores
Professora: Izabella Mathias
Objetivo: Introduzir os insetos com importância médica e os microrganismos patogênicos que transmitem ao homem.
T4: Controle de vetores
Professor: Gabriel Carvalho
Objetivo: Apresentar as estratégias existentes para controlar populações de insetos vetores, o modo de ação de inseticidas químicos e biológicos e os principais mecanismos de resistência aos inseticidas.
T5: Ritmo circadiano e seus mecanismos moleculares em insetos
Professor: Everton Viana
Objetivo: Apresentar os ritmos biológicos de insetos- com ênfase em insetos vetores- e os mecanismos de regulação do relógio endógeno que mantém esses ritmos.
T6: Mecanismos de Defesa e Sistema Imune nos Insetos (humoral e celular)
Professor convidado: Rodrigo Prado
Objetivo: Descrever e discutir aspectos gerais do sistema imune de insetos vetores e correlacionar com a interação tripartite inseto-parasito-microbiota e sua aplicabilidade no controle da transmissão de patógenos.
T7: Interação de Microbiota e Insetos vetores
Professor: João Miranda da Costa Baltar
Objetivo: Descrever relações simbióticas entre microrganismos e insetos vetores e as suas possíveis implicações evolutivas e aplicações em controle.
T8: Hematofagia, reprodução e interação com microrganismos
Professor: Milan Keirsebelik
Objetivo: Apresentar os mecanismos fisiológicos associados à alimentação sanguínea e à reprodução de insetos vetores e o seu impacto na interação com microrganismos patogênicos.
T9: Digestão e excreção de insetos vetores
Professor: João Pedro Drumond Simoni
Objetivo: Apresentar o sistema digestivo e excretor dos insetos.
T10: Infecção por arbovírus e métodos de detecção viral em insetos vetores
Professora: Manuella de Mello Barbosa
Objetivo: Apresentar o ciclo de infecção de insetos por arbovírus e os métodos de detecção dessa infecção (PCR, RT-PCR e NIRS).
T11: Genômica de insetos vetores
Professora: Ana Carolina Ribeiro
Objetivo: Apresentar as caraterísticas dos genomas de referência dos insetos vetores e descrever como o conhecimento estrutural dos genomas e de transcriptomas podem ser utilizados para entender a fisiologia dos insetos e aspectos de biologia evolutiva.
Prática 1 (P1): Ensaio de ingestão de leveduras por larvas de Aedes aegypti
Professoras: Izabella, Larissa e João Pedro
Objetivo: Avaliar a ingestão de leveduras por larvas de Aedes aegypti ao longo do tempo e explorar os hábitos alimentares e os processos digestivos em insetos.
Prática 2 (P2): PCR para detecção de Wolbachia pipientis em insetos vetores.
Professores: Ana Carolina, Gabriel, Everton e Manuella
Objetivo: Aplicar a técnica de PCR (Reação em Cadeia da Polimerase) para detectar a presença da bactéria endossimbionte Wolbachia pipientis em amostras de DNA extraídas de insetos vetores (Aedes aegypti e Lutzomyia longipalpis)
Prática 3 (P3): Prática de dissecção de insetos vetores e investigação de sua microbiota
Professores: João Miranda, Milan e Alana
Objetivo: Demonstração e prática de técnicas de dissecção de mosquitos, triatomíneos e cultivo de bactériasintestinais destes insetos cultiváveis em meio de cultura.