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Curso de Férias do IOC - Edição Verão 2026 - Inclusão, Saúde e Práticas de Ensino: Educação para a Diversidade
Chamada de Seleção Pública
Disponível em https://www.ioc.fiocruz.br/cursosdeferias
Inscrições

24/11/2025 a 28/11/2025

Dúvidas

cursosdeferiasioc@ioc.fiocruz.br

Informações do Curso

Inclusão, Saúde e Práticas de Ensino: Educação para a Diversidade

O curso “Inclusão, Saúde e Práticas de Ensino: Educação para a Diversidade” propõe uma imersão interdisciplinar sobre os processos de ensino-aprendizagem voltados à inclusão e à diversidade humana. Por meio de aulas teóricas, vivenciais e colaborativas, serão exploradas temáticas como saúde e educação inclusiva, neurodiversidade, transtornos específicos de aprendizagem, competências socioemocionais, acessibilidade e ludicidade. O curso articula fundamentos científicos e experiências práticas de educadores e pesquisadores, promovendo o diálogo entre educação e saúde, com foco na formação docente e na construção de práticas pedagógicas equitativas.

Modalidade: Remoto Síncrono

Vagas: 30

Carga Horária: 40h

Duração e Turnos: 26/01/2026 a 05/02/2026 (Manhã)

Público-Alvo: Estudantes de graduação dos cursos de Pedagogia e Licenciaturas, interessados em abordagens interdisciplinares voltadas à educação para a diversidade.

Pré-Requisito: Estar regularmente matriculado em curso de graduação de Pedagogia ou Licenciatura. É desejável ter interesse em temáticas relacionadas à educação inclusiva, diversidade, saúde e práticas pedagógicas interdisciplinares, bem como noções básicas de uso de ferramentas digitais e disponibilidade para participação em atividades síncronas e em grupo. Não é necessária experiência prévia na área, apenas interesse e disposição para o diálogo e a construção coletiva do conhecimento.

Critério de Seleção: A carta de interesse anônima, conforme exemplificado no item 3.4.2, deverá informar o curso de graduação, o período atualmente cursado e a previsão de término da graduação. Indicando a motivação do candidato para participar do curso, explicitando de que forma acredita que o tema poderá contribuir para sua formação acadêmica e futura prática docente, além de indicar sua disponibilidade para participação nas aulas síncronas e nas atividades propostas durante o curso.

Justificativa: A crescente demanda por práticas educativas inclusivas torna necessário que graduandos de diferentes licenciaturas desenvolvam uma compreensão ampla sobre as dimensões biológicas, cognitivas, emocionais e sociais envolvidas na aprendizagem. Apesar dos avanços legais e pedagógicos, muitos futuros professores ainda se sentem inseguros quanto à atuação frente à diversidade presente nas salas de aula. Assim, este curso busca preencher essa lacuna, promovendo uma formação que articula teoria e prática, ciência e sensibilidade, ao abordar desde a neurodiversidade e os transtornos específicos de aprendizagem até as estratégias lúdicas e as experiências acessíveis em espaços formais e não formais. A proposta contribui diretamente para a formação inicial de educadores comprometidos com uma educação equitativa, inclusiva e humanizada.

Objetivo geral: Sensibilizar graduandos para o desenvolvimento e a aplicação de práticas inclusivas que contemplem as dimensões da saúde, da diversidade e das especificidades cognitivas, emocionais e sociais dos estudantes, promovendo o bem-estar e a equidade no processo de ensino-aprendizagem.

Objetivos educacionais/aprendizagem: Ao final do curso, espera-se que os participantes sejam capazes de:

  • Compreender os fundamentos teóricos e legais da educação inclusiva e da diversidade;
  • Identificar os principais transtornos do neurodesenvolvimento e suas manifestações na aprendizagem;
  • Relacionar aspectos de saúde, emoções e cognição ao desempenho escolar e à inclusão;
  • Distinguir as diferentes formas de neurodiversidade (TEA, TDAH, Altas Habilidades e TEAp);
  • Analisar o papel das competências socioemocionais e das práticas colaborativas na construção de ambientes educativos saudáveis e inclusivos;
  • Propor intervenções pedagógicas inclusivas e adaptadas à diversidade dos contextos escolares.
  • Aplicar metodologias acessíveis e recursos lúdicos (jogos, tecnologias e práticas museais) que favoreçam a participação de todos os estudantes;

 

Metodologia: O curso será ministrado na modalidade remota síncrona, combinando aulas expositivas dialogadas, dinâmicas participativas, atividades práticas e estudos dirigidos. Serão utilizados recursos digitais interativos (Google Forms, nuvem de palavras, exposições on-line, vídeos, jogos adaptados) e espaços virtuais colaborativos para favorecer a construção coletiva do conhecimento. As aulas contarão com momentos de reflexão teórica, análise de casos, vivências e compartilhamento de experiências pessoais e profissionais, promovendo a interdisciplinaridade entre Educação, Saúde, Neurociências e Inclusão.

Avaliação: A avaliação ocorrerá de forma processual e participativa, considerando:

  • Envolvimento e participação ativa nas aulas síncronas;
  • Realização das atividades propostas (dinâmicas, estudos dirigidos, produções colaborativas, ou propostas práticas);
  • Entrega de uma resenha final, individual, abordando de forma crítica e articulada os conteúdos discutidos nas aulas e as reflexões pessoais sobre os temas do curso.
  • A certificação será concedida mediante frequência mínima de 75% e participação nas atividades avaliativas.

Estrutura:

Aula 1) Educação Inclusiva: Perspectivas e Desafios – Professora Roberta Pires Corrêa (Pós-Doutorado – EBS/IOC – Fiocruz). Aborda os conceitos básicos de educação inclusiva, sua história no Brasil e no cenário internacional, e as contribuições da teoria histórico-cultural para a compreensão da diversidade e da inclusão. Essa aula estabelece o eixo teórico e político do curso, proporcionando o repertório conceitual comum que servirá de base para as discussões posteriores. Avaliação: atividades propostas durante a aula.

Aula 2) Práticas de Ensino na Educação Especial – Professora Ana Paula Torquato (Mestranda – EBS/IOC -Fiocruz). Foca nos aspectos técnicos e pedagógicos da inclusão escolar, abordando o Atendimento Educacional Especializado (AEE), a itinerância e as Salas de Recursos Multifuncionais, o planejamento inclusivo (PEI e PAEE) e o Parecer CNE/CP nº 50/2023. Também trata da acessibilidade curricular e da avaliação da aprendizagem sob a ótica da educação inclusiva. Avaliação: atividades propostas durante a aula.

Aula 3) Neurodiversidade e Inclusão Escolar: Diálogo sobre Crianças e Adolescentes com TEA, TDAH e Altas Habilidades – Professora Gabrielle Mazulo de Jesus (Mestranda – EBS/IOC – Fiocruz). Explora o conceito de neurodivergência, destacando os principais perfis – TEA, TDAH e Altas Habilidades/Superdotação e seus impactos cognitivos, emocionais e sociais na aprendizagem. São apresentadas estratégias pedagógicas inclusivas, adaptações de ensino e o papel colaborativo entre professores, psicólogos e famílias no processo educacional. Avaliação: atividades propostas durante a aula.

Aula 4) Transtornos Específicos de Aprendizagem: Teoria e Práticas Inclusivas – Professor Luã Teixeira Guapyassú Câmara (Doutorando – EBS/IOC – Fiocruz). Discute os conceitos e fatores envolvidos na aprendizagem, diferenciando dificuldades de aprendizagem dos Transtornos Específicos de Aprendizagem (TEAp) como a Dislexia, Disortografia e Discalculia. Apresenta sinais de risco, impactos emocionais e estratégias pedagógicas inclusivas apoiadas por recursos educacionais e tecnologias assistivas, ressaltando a importância da comunicação interdisciplinar e do papel da família. Avaliação: atividades propostas durante a aula.

Aula 5) Jogos, Inclusão e Acessibilidade: Brincar também é Socializar e Aprender – Professora Larissa Espindola Alves Rodrigues Menezes (Mestranda – EBS/IOC – Fiocruz). Apresenta o conceito e a função dos jogos no processo de ensino-aprendizagem, diferenciando jogo, brincadeira e ludicidade. Discute o potencial dos jogos como ferramentas de inclusão e acessibilidade e propõe adaptações para diferentes necessidades educacionais. Os participantes deverão propor adaptações acessíveis em jogos educativos existentes. Avaliação: atividades propostas durante a aula.

Aula 6) As Competências Socioemocionais em Atenção ao Processo de Inclusão: Reflexões para a Prática Docente – Professora Gianni Isidoro Nascimento Santiago (Doutoranda – UFF). Aula vivencial e reflexiva sobre as competências socioemocionais no desenvolvimento humano integral. Discute autoconhecimento, empatia, regulação emocional e bem-estar escolar, relacionando essas competências com a inclusão. São realizadas dinâmicas como “Eu como uma fruta”, “Desenho do boneco” e “História do barco”, que promovem vínculo e reflexão sobre o papel docente na promoção de ambientes saudáveis. Avaliação: atividades propostas durante a aula.

Aula 7) Museu para Todos? Práticas Acessíveis On-line para um Educação Científica – Professora Andressa Raiane de Souza Firmino (Mestranda – EBS/IOC – Fiocruz) e Letícia Carvalho de Mattos Marinho (Doutorando – EBS/IOC – Fiocruz). Aborda a inclusão em espaços não formais de aprendizagem, como museus físicos e virtuais. São discutidos temas como alfabetização científica, benefícios e desafios das exposições on-line, indicadores de acessibilidade, experiência do visitante e aprendizado em ciências. A aula estimula a reflexão sobre como tornar os museus espaços acessíveis e inclusivos para todos. Avaliação: atividades propostas durante a aula.

Aula 8) Micro/Macro: Uma Jornada Através dos Sentidos – Professora Eduarda Santos Emerick Lima (Mestranda – EBS/IOC – Fiocruz). Encerramento experiencial e reflexivo do curso. A professora, pessoa com deficiência visual, compartilha sua trajetória acadêmica e profissional, discutindo conceitos legais de deficiência, barreiras e acessibilidade, deficiência visual, baixa visão e cegueira, bem como desafios e estratégias no ensino de Biologia para pessoas com deficiência visual. Apresenta vivências em escolas e museus, incluindo o Museu Nacional e o Museu da Vida/Fiocruz, consolidando os eixos de saúde, inclusão, neurodiversidade e acessibilidade. Avaliação: atividades propostas durante a aula.