linha
I SIMPÓSIO INTEGRAÇÃO DE PESQUISA E CONHECIMENTO DE EXCELÊNCIA DA AMAZÔNIA OCID(ORI)ENTAL EM RONDÔNIA (SIM CONEXAO RONDON): CIÊNCIA, CLIMA, SAÚDE ÚNICA E POLÍTICAS PÚBLICAS
SIM CONEXAO RONDON - INSCRIÇÕES ABERTAS!!
Integra o II EI AMO EVIDÊNCIAS & GESTÃO e II SIM AMO CIÊNCIA, apoio CNPq/MCTI e o VI SIM AMO BIO3TOX, apoio CAPES/MEC.
SUBMISSÕES TRABALHOS CIENTÍFICOS até 06/10/2025!!

ATENÇÃO: Seguir o MODELO descrito no REGULAMENTO e enviar para o e-mail identificando em qual evento quer apresentar o seu trabalho!!!!

PROGRAMAÇÃO LIBERADA - EVENTO HÍBRIDO AO VIVO!!

Integra IV SIMPÓSIO DO PPGREN/UNIR, XVII RAIC SÃO LUCAS PVH, II MOSTRA AMO CIÊNCIA e V CIRCUITO CIENTÍFICO ESCOLA BRASÍLIA!!

REGULAMENTO TRABALHOS CIENTÍFICOS

1- REGULAMENTO GERAL PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS
Poderão participar do I SIM CONEXAO RONDON: Estudantes e Professores do Ensino Médio, Fundamental, Técnico e Tecnológico, Acadêmicos de graduação e de pós-graduação, profissionais, pesquisadores e professores de instituições de ensino superior (IES) e Ciência e Tecnologia (ICTs), públicas e privadas, assim como a sociedade em geral.

2- INSCRIÇÕES NO EVENTO:
A participação no evento científico poderá ser feita na condição de ouvinte ou autor/apresentador de trabalhos científicos. As inscrições no evento e o envio dos Resumos deverão ser realizados nos endereços eletrônicos, de acordo com o CRONOGRAMA a seguir.

*INSCRIÇÃO NO EVENTO: Período do Evento 20 a 24 de outubro de 2025 Inscrições no Evento 01 de agosto a 13 de outubro de 2025 como ouvintes pelo Link: https://campusvirtual.fiocruz.br/gestordecursos/hotsite/cvf-node30225-submission-11664/apresentaaao/11870

INSCRIÇÃO NAS OFICINAS: Período de 13 a 20 de outubro de 2025, somente participação PRESENCIAL e para aqueles que fizeram previamente as inscrições no evento terão direito a escolher 1 oficina/dia. 

**SUBMISSÃO DE TRABALHOS: 09 de setembro a 06 de outubro de 2025 para submissão de trabalhos pelo e-mail secretariadepesquisa@saolucas.edu.br

*Cada inscrito tem direito a participação no evento, conforme disponibilidade de vagas (INSCRIÇÕES LIMITADAS), e ainda, dará direito à submissão de até 04 (quatro) trabalhos científicos (DE ACORDO COM O CRONOGRAMA) para apresentação no evento, se recomendado pela Comissão Científica. IDENTIFIQUE NO E-MAIL PARA QUAL EVENTO VOCÊ GOSTARIA DE APRESENTAR O SEU TRABALHO!!!!
**Caso os demais autores dos trabalhos submetidos, tiverem interesse em participar do evento como ouvinte, deverão realizar sua inscrição individualmente.

PARA RECEBIMENTO DO CERTIFICADO É OBRIGATÓRIA A PARTICIPAÇÃO DOS INSCRITOS, COM OU SEM APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS (RESUMOS), COM FREQUÊNCIA MÍNIMA DE 75% NO EVENTO.

3- DAS FORMAS DE SUBMISSÃO DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS
3.1.
Os trabalhos deverão ser submetidos na forma de RESUMO ESTRUTURADO, conforme modelo disponível (item 4), para as apresentações em formato de banners e/ou apresentações orais (presenciais e/ou remotas).
3.2. Cada inscrição dará direito a 04 (quatro) trabalhos. Para apresentar mais trabalhos, deverá ser realizada nova inscrição.
3.3. Após o envio, não será possível efetuar NENHUMA alteração no trabalho, como por exemplo, alteração da área de conhecimento, autores do trabalho, texto ou forma de apresentação por erros de preenchimento da ficha de inscrição, exceto quando solicitado pela Comissão Científica aos autores do trabalho.
3.4. O trabalho deverá ser enquadrado em uma das áreas (e sua respectiva subárea, ver CNPq < https://lattes.cnpq.br/documents/11871/24930/TabeladeAreasdoConhecimento.pdf/ >) conhecimento a seguir: • Ciências da Saúde • Ciências Biológicas • Ciências Humanas • Ciências Sociais Aplicadas • Engenharias • Ciências Agrárias • Ciências Exatas e da Terra • Letras, Linguística e Artes • Outras (informar).

4- DOS TRABALHOS
4.1.
Participarão do I SIM CONEXAO RONDON, apenas os trabalhos que contribuam para o Conhecimento Científico e/ou tecnológico, no formato de RESUMO SIMPLES ESTRUTURADO (limite máximo de 3000 caracteres com espaço, 1 página), seguindo as diretrizes:
a) Os resumos deverão ser digitados em “Word for Windows” no formato “.doc” com Fonte Arial Nova, tamanho 11. O corpo do trabalho deverá ser composto pelos seguintes itens: TÍTULO, AUTORES, INSTITUIÇÃO, INTRODUÇÃO, OBJETIVO, MATERIAL E MÉTODOS, RESULTADOS E DISCUSSÃO, CONCLUSÃO, AGRADECIMENTOS (ÓRGÃOS DE FOMENTO E INSTITUIÇÕES COLABORADORAS).
b) TÍTULO:
com todas as letras maiúsculas, alinhamento centralizado e em negrito.
c) AUTORES: Em negrito, alinhamento centralizado, com uma linha de intervalo abaixo do título, iniciar pelo sobrenome (todo em maiúsculo), seguido dos prenomes separados por vírgula com iniciais em maiúsculo (Ex: ANTUNES, Marco Antônio);
d) O nome do apresentador do trabalho deverá ser sublinhado.
e) TEXTO:
Em espaço simples, justificado.
4.2. CAMPOS E LIMITES MÁXIMOS DO RESUMO:
a) TÍTULO
4.2.1.
Área e subárea do Conhecimento (ver item 3.4);
4.2.2. Título: 300 caracteres, em maiúsculas;
4.2.3. Nomes dos autores e orientador [até doze (12) nomes, mais o orientador; - Nome por extenso, em caixa alta e baixa. Indicar referência (numérica) da instituição, se necessário (NÃO usar titulações como mestre, doutor, entre outras)].
4.2.4. Instituições dos autores e orientadores (Indicar as afiliações institucionais).
b) CORPO DO RESUMO: de (até 3000 caracteres com espaço, 1 página)
4.2.5. INTRODUÇÃO/OBJETIVO
(Descrever uma visão geral e sucinta sobre o tema com definição dos objetivos do trabalho e relevância da pesquisa).
4.2.6. MATERIAL E MÉTODOS (Descrever sucintamente como o trabalho foi realizado como os procedimentos, estratégias; sujeitos participantes, documentos; equipamentos, ambientes, a metodologia estatística empregada e outros, se necessário).
4.2.7. RESULTADOS E DISCUSSÃO (Descrição e discussão dos resultados obtidos).
4.2.8. CONCLUSÃO
4.2.9. AGRADECIMENTOS
(Instituição de fomento/ apoio).
4.2.10. PALAVRAS CHAVE [três (3) a cinco (5) palavras, separadas por vírgula].
4.2.11. E- MAIL (para divulgação com o resumo, apenas do autor apresentador e orientador).

5- AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS
Os trabalhos serão submetidos à avaliação pela Comissão Científica do I SIM CONEXAO RONDON, que observará a qualidade técnica-científica do trabalho e se estão de acordo com o regulamento.
5.1. As informações contidas nos trabalhos serão de inteira responsabilidade dos autores e seu orientador.
5.2. Os trabalhos serão avaliados por Comissão Avaliadora Externa e Interna, considerando sua qualidade visual e gráfica, estrutura e o conhecimento do apresentador sobre o trabalho e relevância científica e/ou social.
5.3. Após a inscrição e consequente envio dos trabalhos à Comissão Organizadora, não será aceita inserções/substituições de nomes de autores ou do orientador.
5.4. A Comissão Organizadora divulgará calendário de apresentação e avaliação para cada trabalho aceito até o dia 15 de outubro de 2025.
5.5.
Os cinco (5) trabalhos indicados pela Comissão Científica de maior relevância técnica científica receberão Certificados de Menção Honrosa.

6- NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS
6.1.
Os trabalhos aceitos serão apresentados na modalidade banner e/ou oral (presencial e/ou remoto), no período noturno, entre os dias 21 a 23 de outubro de 2025.
6.2. As apresentações serão em formato de banners obedecendo ao cronograma apresentado pela Comissão Organizadora e previamente divulgado.
6.3. Durante as apresentações haverá avaliação e, portanto, os autores deverão estar presentes no horário definido (remoto e/ou presencial), pois deverão responder a possíveis questionamentos da banca avaliadora; O autor(es) que não estiver presente no momento da apresentação, sem a devida justificativa prévia, não receberá o certificado de apresentação de trabalho!
6.4. Somente será avaliado o trabalho quando o primeiro autor ou um dos autores estiver presente.
6.5. Os trabalhos serão analisados por Comissões Avaliadoras, considerando sua contribuição à Ciência e Tecnologia.

7- CERTIFICADOS
7.1.
Todos os inscritos, com frequência mínima de 75% de participação no evento, farão jus a receber o Certificado do evento.
7.2. Todos os alunos que apresentaram seus trabalhos serão certificados como participantes e os professores como orientadores e terão o resumo do seu trabalho publicado nos anais do evento.
7.3. Só será certificada (apresentação em evento) a equipe (autores) que estiver completa durante apresentação no evento.
7.4. Serão certificados com “Menção Honrosa” os cinco trabalhos mais bem pontuados após avaliação e recomendação pela Comissão Científica.

8- PUBLICAÇÃO DOS TRABALHOS
Todos os Resumos Científicos aprovados serão publicados eletronicamente nos Anais do I SIM CONEXAO RONDON, sendo que, os melhores trabalhos poderão ser convidados a submeterem a versão completa, em formato de artigo original, na Revista Eletrônica Saber Científico (RESC), respeitando-se as regras de submissão da revista.

9- COMISSÃO ORGANIZADORA E CIENTÍFICA
9.1.
Comissão Organizadora: INCT CONEXAO e instituições parceiras e colaboradoras. 
9.2. Comitê Científico: Pesquisadores(as) e Professores(as) do INCT CONEXAO, convidados da IES e de outras Instituições nas diferentes áreas do Conhecimento.