linha
Seminário Controle do câncer no século XXI: desafios globais e soluções locais
Inscrições
Clique no item de menu Inscreva-se abaixo para acessar o formulário
Organização

Evento presencial, realizado no Rio de Janeiro (Hotel Windsor Flórida – Rua Ferreira Viana, 81, Flamengo), em dois dias, com transmissão (YouTube)

Certificados

Todos os participantes inscritos, que comparecerem ao evento, receberão certificado, enviado por e-mail

Programação

Programação Preliminar
(Versão 06-08-2025)

27/11 - Dia Nacional de Combate ao Câncer

8:00 / 8:30:
CREDENCIAMENTO E CAFÉ DE BOAS-VINDAS

8:30 / 9:30:
ABERTURA
Cerimônia de Abertura.
Ministro da Saúde, diretora da International Agency for Research on Cancer (IARC/OMS), presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), coordenador do Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz Antonio Ivo de Carvalho (CEE-Fiocruz), diretor do Instituto Nacional do Câncer (INCA-MS), presidente do Movimento Todos Juntos Contra o Câncer (TJCC-Abrale), coordenadores do Seminário.

9:30 / 10:30:
DIA NACIONAL DE COMBATE AO CÂNCER, instituído pela Portaria do Ministério da Saúde GM n° 707/1988 – Apresentação do Instituto Nacional de Câncer. Tema: Equidade, Diversidade e Inclusão.
Coordenador: Roberto Gil, diretor geral do INCA, introduzido pelo ex-diretor geral do INCA, Luiz Antonio Santini (CEE-Fiocruz).

10:30 / 11:30:
Controle do Câncer: Lições aprendidas e desafios globais e no Brasil.
Elisabete Weiderpass, diretora da IARC-OMS.
Comentário: Richard Sullivan, diretor do Institute for Cancer Policy e codiretor do Centre for Conflict & Health Research, com introdução do ex-ministro da Saúde, José Gomes Temporão.

11:30 / 13:30:
MESA 1
Mesa 1: Avanços e desafios no controle do câncer: da pesquisa etiológica à implementação de programas de prevenção e detecção precoce.
Coordenador: Paulo Hoff, professor titular da FMUSP, presidente da Oncologia D’Or.
Questões envolvendo a desigualdade no acesso à Prevenção e Detecção Precoce:
• Fatores de risco genéticos e ambientais e suas interações – Paulo Saldiva, médico patologista e professor da USP – 15 min.
• Contribuições de estudos de avaliação de programas de prevenção primária e detecção precoce, como avançamos? – Arn Migowski, epidemiologista, INCA/MS – 15 min.
• Aspectos envolvendo redução de custos com as estratégias para o controle do câncer – José Carvalheira, diretor do Departamento de Atenção ao Câncer da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde (SAES/MS) – 15 min.
• Aspectos inovadores de experiências internacionais no controle do câncer – Simon Sutcliffe, consultor técnico e ex-diretor da British Columbia Cancer Agency, Canadá – 15 min.

13:30 / 14:30:
ALMOÇO

14:30 / 16:30:
MESA 2
Mesa 2: Desafios da Atenção Primária à Saúde (APS) no controle do câncer: fundamentos e horizontes
Coordenador: Alessandro Jatobá, coordenador-adjunto do CEE-Fiocruz.
Detecção Precoce do Câncer no Brasil – Estratégias para aumentar o acesso e a precisão:
• Jornada de uma mulher com câncer de colo do útero no SUS – Nina Melo, TJCC-Abrale – 15 min.
• Jornada do paciente com câncer colorretal no SUS – Luiz Augusto Maltoni, Fundação do Câncer – 15 min.
• A visão do Ministério da Saúde sobre o papel da Atenção Primária no controle do câncer – Ana Luiza Ferreira Rodrigues Caldas, secretária de Atenção Primária do Ministério da Saúde (SAPS/MS) – 15 min.
• Aspectos envolvendo o uso de IA e novas tecnologias para a detecção precoce na Atenção Primária à Saúde – Ana Stella Haddad, secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde (SEIDIGI/MS) – 15 min.

16:30 / 18:30:
MESA 3
Mesa 3: Informação, Comunicação e Cuidado
Coordenador: Rodrigo Murtinho, Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (ICICT/Fiocruz).
Comunicação e combate ao negacionismo e à desinformação – estratégias para eficácia na prevenção e controle do câncer:
• Comunicação como elemento do cuidado – Carlos José, oncologista clínico e mestre em Gestão de Tecnologias em Saúde, INCA/MS – 20 min.
• Influência, alcances e limites das mídias sociais – Fernando Lopes Tavares de Lima, INCA/MS – 20 min.
• Importância/relevância do jornalismo científico e o papel da mídia – Claudia Collucci, repórter especial do jornal Folha de S. Paulo – 20 min.

18:30 / 19:30:
COQUETEL

28/11

8:30 / 9:00:
Homenagem a Franco Cavalli, médico oncologista, presidente da Fondazione per l'Istituto Oncologico di Ricerca (IOR) Bellinzona, Suíça; ex-presidente da União para o Controle Internacional do Câncer (UICC) – Coordenação: Luiz Antonio Santini (CEE-Fiocruz).

9:00 / 11:00:
MESA 4
Mesa 4: Inovação e sustentabilidade tecnológica no cuidado oncológico Coordenador: Gonzalo Vecina, médico sanitarista, professor da Faculdade de Saúde Pública, USP.
O futuro do tratamento do câncer: Inovação e acesso em Oncologia – superando a dependência tecnológica e ampliando o cuidado no Brasil:
• O Complexo Econômico-Industrial da Saúde (CEIS) no Brasil – a nova agenda para ampliação da capacidade de inovação e produção nacionais em câncer – Fernanda de Negri, secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde do Ministério da Saúde (SECTICS/MS) – 15 min.
• Aspectos envolvendo a dependência tecnológica e o acesso ao cuidado – Carlos Gil, médico, presidente do Instituto Oncoclínicas e diretor científico do Grupo Oncoclínicas do Brasil – 15 min.
• O papel da Telemedicina – Chao Lung Wen, médico, chefe da Disciplina de Telemedicina da Faculdade de Medicina da USP – 15 min.
• Inovação e produção de tecnologias na Saúde – Odnir Finotti, diretor-presidente da Bionovis – 15 min.

11:00 / 13:00:
MESA 5
Mesa 5: Formação profissional e prática no cuidado oncológico
Coordenadora: Alessandra Siqueira, coordenadora de Ensino do INCA/MS.
Estratégias de formação para aprimorar o cuidado em Oncologia:
• Cenário atual e desafios na formação de especialistas – Felipe Proenço, secretário de Gestão no Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS) – 15 min.
• Possibilidades de mudanças e perspectivas de formação dos profissionais de saúde – Clarissa Baldotto, Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) – 15 min.
• Cirurgia Oncológica: estado da arte e gargalos na formação – Marcos Adriano, Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica – 15 min.
• Radioterapia: cenário atual e desafios – Arthur Rosa, representante da Sociedade Brasileira de Radioterapia – 15 min.
• Cuidados Paliativos: desafios na implementação da Política Nacional – João Batista Santos Garcia, presidente da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (a confirmar) – 15 min.

13:00 / 14:00:
ALMOÇO

14:00 / 16:00:
MESA 6
Mesa 6: A questão federativa no controle do câncer: Principais desafios e estratégias
Coordenador: Assis Mafort, Centro de Estudos Estratégicos Antonio Ivo de Carvalho (CEE-Fiocruz).
Estratégias para superar desigualdades geográficas e socioeconômicas; assegurar a integração de serviços e superar obstáculos ao acesso integral:
• Dificuldades no acesso ao tratamento oncológico devido à fragmentação e complexidade do SUS – Mozart Julio Tabosa Sales, secretário de Atenção Especializada à Saúde (SAES/MS) – 15 min.
• Desafios do acesso e cuidado nos serviços de saúde e na implementação diagnóstico precoce e tratamento do câncer – Tania Mara Coelho, presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) – 15 min.
• Aspectos do federalismo – incidentes na pactuação e execução das políticas – Hisham Hamida, presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) – 15 min.
• Desdobramentos da Governança Regional para o Controle do Câncer – Luciana Dias, Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) – 15 min.

16:00 / 16:30:
ENCERRAMENTO