linha
Seminário “Financiamento Público da Saúde e Envelhecimento Populacional no Brasil”
Planejamento e Transição Demográfica no Brasil
A rápida transição demográfica no Brasil gera impactos profundos em todas as áreas de políticas públicas, principalmente em saúde.
Envelhecimento Populacional e Impactos para Saúde

Na prevenção ou na intervenção, a prática e os cuidados dependem de novos recortes para treinamento, acesso e inovação em saúde.

Financiamento à Saúde e Envelhecimento no Brasil

Considerando que grande parcela da população conta apenas com serviços públicos de saúde, os custos no modelo atual tendem a aumentar.

Informações

Período de Inscrições: de 11 de novembro de 2025 a 08 de dezembro de 2025.

Certificação: certificados estarão disponíveis para os participantes que cumprirem toda a carga horária presencial do evento. Não serão emitidos certificados para participantes online.

Público-Alvo: Servidores Públicos, Pesquisadores e demais profissionais da área de Saúde Pública/Coletiva no Brasil.

Descrição: O seminário está organizado em duas etapas. Na primeira etapa, de 11/11 a 08/12 os participantes terão acesso às publicações de referência dos palestrantes e outras leituras recomendadas sobre os temas de transição demográfica e financiamento à saúde no Brasil (favor consultar a aba "Leituras Recomendadas" desse hotsite. Na segunda etapa que ocorrerá no dia 09/12, os participantes terão acesso às apresentações dos palestrantes e participarão diretamente do debate, apresentando perguntas de interesse aos integrantes de cada mesa.

Objetivos de Aprendizagem: (i) Entender e caracterizar a dinâmica da transição demográfica Brasileira; (ii) Conhecer as políticas de cuidados e saúde do idoso do Brasil; (iii) Comparar e contrastar a experiência brasileira com casos internacionais; (iv) Problematizar os impactos futuros do sub financiamento e déficit de investimento em saúde; (v) Discutir os efeitos regressivos e redistributivos do modelo de gasto público em saúde brasileiro.