Apresentação
O curso de qualificação profissional tem como objetivo apresentar, de maneira introdutória, a história e a técnica de processos fotográficos, bem como a sua deterioração. Para isso, o curso será dividido em duas partes: a primeira parte focará na estrutura físico-química multilaminar, formas de apresentação e a deterioração e; a segunda parte apresentará as diretrizes básicas de acondicionamento e guarda.
Ao final do curso você irá:
- Conhecer os processos fotográficos dos séculos XIX e XX, história e técnicas, identificação e características de deterioração e danos;
- Compreender as metodologias de identificação de processos fotográficos, assim como reconhecer as suas características e danos, a fim de realizar um diagnóstico preliminar;
- Ampliar o seu conhecimento sobre as diretrizes básicas para a conservação preventiva dos acervos fotográficos, com a possibilidade de aplicação nas instituições onde trabalha.
Perfil do público alvo
O curso é gratuito e destina-se a
- Profissionais recém graduados em conservação-restauração;
- Estudantes de graduação de conservação-restauração, a partir do 4° período;
- Profissionais que atuam na preservação de acervos (conservadores-restauradores, bibliotecários, arquivistas, fotógrafos e museólogos) com experiência mínima de 1 ano, e com atuação ativa em instituições, pública ou privada, responsáveis por acervos arquivísticos, bibliográficos e museológicos; e
- Moradores dos territórios de Maré e Manguinhos com experiência em processos fotográficos históricos;
Corpo Docente
Sandra Baruki – Professora Titular
Conservadora-restauradora de Fotografia, membro da equipe fundadora do Centro de Conservação e Preservação Fotográfica (CCPF) da Fundação Nacional de Artes FUNARTE. Coordenadora do CCPF entre os anos de 2002 a março 2020. Docente colaboradora do Programa de Mestrado Profissional em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde, Casa de Oswaldo Cruz, FIOCRUZ. Integrante da equipe do Projeto Projeto de Democratização do Acervo Ripper: Fotografias humanistas em Acesso Aberto, ICICT Fiocruz. Master of Arts in Conservation pela Camberwell College of Arts, University of The Arts London (2001), com apoio da Fundação VITAE, com título revalidado em 2010 pela Escola de Belas Artes da UFRJ. Graduada em Arquitetura (UFRJ, 1984) e Comunicação Cinema (UFF, 1990). Membro da diretoria da APOYONLINE – Associação para a Preservação do Patrimônio das Américas.
Maria Júlia Fróes e Costa – Professora Auxiliar
Conservadora-restauradora formada pela EBA/UFRJ e especializada em conservação fotográfica. Atualmente é aluna do Programa de Pós-graduação em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde da COC, Fiocruz. Realizou um estágio de um ano no estúdio Gawain Weaver Art Conservation na Califórnia, onde trabalhou com diversos processos fotográficos e participou de projetos significativos, como o tratamento de 600 negativos para o Japanese American National Museum. Na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU-UFRJ), foi Supervisora de Conservação de fotografias, onde coordenou a higienização e recondicionamento de um acervo arquitetônico danificado por incêndio.
Francisco Moreira da Costa – Professor convidado
Carioca nascido em 1960, é fotógrafo, conservador e pesquisador. Cursou engenharia química na UFRJ, fez aperfeiçoamento em fotografia e preservação fotográfica no Rochester Institute of Technology (RIT), estagiou no Museu Internacional da Fotografia em Rochester e no New York Municipal Archives, NY, l989. Fez especialização em Fotografia como Instrumento de Pesquisa nas Ciências Sociais – Universidade Cândido Mendes, RJ,2001. Pesquisa processos históricos da fotografia desde 1996. Trabalhou 12 anos no Centro de Conservação e Preservação Fotográfica da Funarte, onde foi responsável pela reprodução das fotos do álbum da Guerra de Canudos para o Museu da República e desenvolveu o projeto de duplicação dos negativos de vidro do acervo do Museu Botânico, entre outros. Em 1990 fundou a LUME FOTOGRAFIA
Aílton Silva – Palestrante convidado
Supervisor do Laboratório de Processos Fotográficos Históricos e master printer responsável pelas impressões analógicas do Instituto Moreira Salles IMS. Especialista em processos analógicos históricos e contemporâneos, dedica-se à preservação e restauração de acervos de negativos originais. Participou de exposições como Albuminas contemporâneas (CCJF), Artesania fotográfica: a construção e a desconstrução da imagem (BNDES) e The Aesthetics of Joy: Holi and Carnival (Delhi, Índia). Em 2019 foi um dos ganhadores do prêmio Mario Cravo Neto com o projeto ‘Lençóis maranhenses em colódio úmido’.