Programação
O curso terá carga horária total de 48 horas, divididas em 11 aulas, 10 aulas de 4 horas e 1 aula de 8 horas de duração.
Período de aulas: 14 de janeiro a 13 de
fevereiro de 2026.
Quartas-feiras e sextas, com exceção do dia 29 de janeiro (quinta-feira).
Horário das aulas: 8h às 12h. Com exceção do dia 29/01, o horário
da aula será 8h às 17h.
Inscrições: 3 de novembro a 2 de dezembro de 2025
1.1. São requisitos indispensáveis para a inscrição:
a)
O preenchimento de
todos os campos do formulário no Campus Virtual;
b)
Anexar a Carta de
interesse, com no máximo uma lauda, em formato PDF (preferencialmente). A carta
deverá conter as seguintes informações:
·
Trajetória acadêmica
ou profissional relacionados ao tema do curso;
·
Motivos de interesse
pelo curso;
·
Quais serão os
possíveis impactos do curso na atuação profissional do candidato;
·
Em caso de
estudantes, indicar qual período está cursando e a data prevista para a
formatura;
c)
Anexar o Currículo
Vitae ou Lattes constando as principais informações sobre a formação e experiência
profissional do (a) candidato (a), em formato PDF (preferencialmente).
d)
No caso de
estudantes: anexar declaração da instituição de ensino comprovando o vínculo e
o período que está cursando, em formato PDF.
e)
No caso de
profissionais: anexar comprovação do vínculo empregatício, em formato PDF.
f)
No caso de moradores
dos territórios de Maré e Manguinhos, anexar comprovante de residência;
A pessoa candidata é responsável pela integridade dos arquivos necessários a inscrição. Caso o candidato constate, ainda durante o período de inscrição, alguma inconformidade no preenchimento e envio do formulário e documentos de inscrição, ou caso tenha problemas no site do Campus Virtual, deve enviar e-mail relatando o problema e anexando os documentos pertinentes para o e-mail oem@fiocruz.br até as 23h59 da data de encerramento das inscrições;
Não serão aceitas inscrições realizadas fora do prazo indicado no cronograma.
O processo seletivo
para preenchimento até 15 vagas, será realizado de maneira gratuita e
online, composto por 3 etapas, a saber:
Primeira etapa (eliminatória) – Homologação da inscrição: a documentação enviada será analisada pela Coordenação Técnica para verificação da conformidade com esta Chamada Pública.
O não atendimento a qualquer um dos requisitos indispensáveis para a inscrição levará ao indeferimento da inscrição e eliminação automática do candidato no processo seletivo.
Não será aceito o envio de documentos após o prazo de inscrição, mesmo por inexistência ou corrompimento dos arquivos eletrônicos.
Segunda etapa (classificatória e eliminatória) - Análise dos currículos e da carta de interesse. As inscrições homologadas serão submetidas a avaliação da Coordenação Geral e Técnica.
Na avaliação de Currículo
Vitae ou Lattes serão considerados como relevantes para análise:
a)
Atendimento aos
requisitos para participação no curso;
b)
Experiência prévia na
conservação de acervos fotográficos históricos;
c)
A existência ou não
de cursos de formação na área temática do curso.
Na avaliação da Carta
de Interesse serão considerados como relevantes para análise:
a)
Atendimento as
informações exigidas;
b)
Clareza, organização
e coerência textual das informações apresentadas.
Terceira etapa (eliminatória) – Entrevista mediada por tecnologia.
Terá duração aproximada de 15 (quinze) minutos, e visa fornecer informações
sobre as diretrizes e os objetivos da qualificação profissional proposta pelo
curso e avaliar o real interesse e disponibilidade da pessoa candidata em
realizá-lo.
A entrevista
acontecerá exclusivamente nos dias divulgados no cronograma. O
horário será informado no e-mail de convocação para entrevista.
As pessoas convocadas
para entrevista deverão acessar o link da sala virtual de entrevista com
antecedência e aguardar a admissão na sala.
Durante a entrevista,
as pessoas candidatas deverão manter câmera e microfone ligadas.
Não serão admitidas solicitações de mudança de horário da entrevista.
Serão utilizados como critérios de desempate:
a)
Em caso de profissionais
recém-graduados em conservação-restauração: ter experiência comprovada em um
projeto de acervo fotográfico ou trabalho de conclusão de curso no tema ou
correlato;
b)
Em caso de estudantes: período que
está cursando no curso de graduação em conservação-restauração;
c)
Em caso de profissionais: atuação
profissional comprovada em instituição pública ou privada e tempo de
experiência de atuação na área.
CRONOGRAMA PREVISTO DO PROCESSO SELETIVO
Período de Inscrição: 03/11 a 02/12/2025
Divulgação do Resultado da 1ª e 2ª Etapas: 05/12/2025
Convocação para 3ª Etapa: 05/12/2025
Realização da 3ª Etapa - Entrevista: 09/12 e 10/12/2025
Divulgação do Resultado do Processo Seletivo: 15/12/2025
INFORMAÇÕES
ADICIONAIS
Sobre a Oficina Escola
de Manguinhos
As ações de educação profissional são realizadas pela Casa de Oswaldo Cruz (COC) por meio da Oficina Escola de
Manguinhos (OEM) do Departamento de Patrimônio Histórico (DPH). Desde 2007 a
OEM realiza atividades com fins de transmissão dos conhecimentos e
desenvolvimento de habilidades para a prática dos ofícios da conservação e
restauração de bens culturais materiais, visando ao resgate e disseminação
desses saberes. Os cursos de qualificação[1],
que são oferecidos gratuitamente para um público diversificado, têm por
objetivo capacitar pessoas para o exercício profissional especializado no campo
da preservação do patrimônio cultural, dentro e fora da Fiocruz.
Equipe
Maria Luisa Gambôa
Carcereri (coordenação geral)
Daniel Lopes Moreira
(coordenação técnica)
Susana Priscila
Cerqueira Santos (coordenação técnica)
Rejane dos Santos
Eduardo (apoio administrativo)
Fabrizia de Macedo
Macário (suporte operacional)
Endereço e contatos
Casa de Oswaldo Cruz
/Oficina-Escola de Manguinhos
Av. Brasil, nº 4365,
Manguinhos, Rio de Janeiro.
Telefone: (21)
3865-2220 / 3865-2214
Horário de
atendimento ao público: 9h às 16h
E-mail:
oem@fiocruz.br
https://coc.fiocruz.br/cursos/cursos-no-campo-das-tecnicas-de-conservacao-e-restauracao-de-bens-culturais/